Adventures of Pip revitaliza o género clássico de ação em plataformas no estilo “side-scrolling”. Pip, o derradeiro ser digital desfavorecido, é um pequeno e solitário píxel num mundo de 32 bits que prova que não podemos julgar um herói pela resolução dos seus shaders. Durante o jogo, Pip ganha a capacidade para evoluir e crescer ao absorver os píxeis dos inimigos derrotados. Estes píxeis podem ser usados para resolver quebra-cabeças e eliminar os inimigos, voltando a transformar Pip num único píxel. Os jogadores irão explorar cinco mundos estilizados ao longo de uma aventura épica com 10 horas para salvar a aldeia de Pip da malvada Rainha DeRezzia.
Inspirado nos jogos de plataformas clássicos, Adventures of Pip apresenta um mundo onde os jogadores podem derrotar um enorme boss de 32 bits como um único píxel ou até mesmo como uma personagem de 8 bits.
Contando com três formas diferentes, desenvolve e reverte o Pip para resolver quebra-cabeças e derrotar inimigos, cada um tendo os seus próprios pontos fortes e fracos que devem ser desvendados ao longo da aventura.